Jerusalém, a Dourada, a Cidade de Davi...

Março 2014.


"Formoso de sítio, e a alegria de toda a terra é o monte de Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei" (Salmos 48:2)
A Tumba do Rei Davi, de acordo com pesquisas, é um lugar recente (medieval) que não deve ter sido o verdadeiro local do seu sepultamento, de qualquer forma, esta tumba está situada no mesmo prédio bizantino que abriga o Cenáculo (onde a Última Ceia aconteceu). Esse é um lugar muito frequentado pelos Judeus, principalmente nas festividades de Pentecostes.  Visitamos a Tumba e também a Torre de Davi
A Tumba.
Judeus ortodoxos em Jerusalém
 A Cidade Antiga é dividida em quatro bairros, o Bairro Cristão, o Muçulmano, o Judeu e o Armênio. Cada um com sua peculiaridade. Mas são basicamente assim, como nas fotos abaixo, ruas estreitas, muitas lojas, judeus, muçulmanos, cristãos e turistas, muitos turistas.

A Cidade Antiga é muito bem policiada. Por toda parte há militares do exército israelense guardando a cidade. 
Não há lugar no mundo que tenha sido a causa de tantos conflitos armados como Jerusalém. Seus locais sagrados são reverenciados por três grandes fés monoteístas, e como sabemos, religião é a causa de grandes conflitos o Oriente Médio há séculos.

 Mercado de especiarias em Jerusalém, na Cidade Antiga. Encontra-se de tudo.
 Esta é uma maquete de como era Jerusalém na época de Cristo.
 Caminhamos  muito pelas ruas estreitas da Cidade Antiga, repleta de lojas cheias de quinquilharias. Fala-se inglês em todo lugar.
 Este pássaro não estava à venda... ou estava... agora não me lembro mais. rs.
Fora da Cidade Antiga, Jerusalém é uma cidade moderna, abriga diversas universidades prestigiadas, transporte eficiente, enfim, uma metrópole, imagino com todos os problemas de uma grande cidade. Nosso guia Uffir nos disse que todo cidadão judeu em Israel é obrigado a fazer o serviço militar, os homens, 36 meses e as mulheres, 24 meses.
No dia que chegamos, a Maratona de Jerusalém estava acontecendo. Caminhamos por ruas onde os atletas corriam. Até fiz de conta.. rs.
 Essa é uma cadeia de lojas da família Castro... Meu nome... Ana Maria Castro... Descobri que o nome Castro é de origem judaica... Achei o máximo, pois adorei o povo judeu, o país, tudo!
Jerusalém ao fundo. Meus pais e netas Isabela e Elisa.

Próxima post, Palestina, Belém e de volta à Jerusalém.