Praia do Forte. A gente adora esse lugar!

Férias na Praia do Forte, Ba de novo. A gente adora esse lugar!


Já estivemos aqui várias vezes, mas o lugar é tão encantador, com praias tão exuberantes, vasto coqueiral e piscinas naturais de águas tão mornas, que a gente continua voltando. Sempre fora de temporada.
Assim é Praia do Forte, na Bahia, há 60km de Salvador, sentido norte. Na Estrada do Coco, pra ser bem exata.

Aqui estamos no Parque Klaus Peters, há uma trilha de calçamento de pedras de cimento, com inúmeras placas de orientação, tanto das distâncias, como da fauna. É excelente para caminhadas, de preferência logo cedo e, depois da segunda ponte, o ideal é virar à direita e terminar a trilha no mar para uma água de coco e um mergulho para espantar o calor.
Aí, a gente pede licença pra natureza, arma nossa sombrinha, e fica alí, no mar de águas calmas e morna, numa piscina a desfrutar da paz, do vento, do sol, do mar, do amor... Esse lugar é mágico, a gente quase vira poeta. rs
A natureza bem alí juntinho da gente é assim, colorida, mansa, linda!
Praia do Forte fica alí... brigando com Morro de São Paulo na nossa preferência de férias sem agito, curtindo o mar, mas na baixa temporada. Janeiro, fevereiro esse lugar ferve!
Gima e eu, sempre que possível, damos preferência a casa para alugar, apartamento ou um flat. Pela internet você encontra inúmeras opções. Nada melhor do que ter um espaço para escrever...
... cozinhar... esse bolo aí no balcão fui eu que fiz, pode acreditar! rs...

Quando a gente vem para cá, pegamos um vôo até Salvador, do aeroporto mesmo alugamos um carro (há várias opções de locação que você encontra na internet), e seguimos para nosso destino. Se você optar por um translado, fica muito caro, quase o preço do aluguel do carro, pois você tem que pagar pela ida e depois pela volta, e como são mais de 60 km cada trecho, não sai por menos de R$600, sem falar que você fica presa na cidade, na dependência de passeios com grupos, o que a gente detesta, rs... e há várias opções de praias na Estrada do Coco e na Linha Verde que você pode visitar, como Guarajuba, Imbassaí, e mais ao norte, a bela Mangue Seco já na divisa com Sergipe.

Praia do Forte abriga uma das principais sedes do Projeto Tamar (Tartaruga Marinha). Vale a pena conhecer. Essa foto foi tirada há alguns anos.

O Castelo Garcia D'Avila, primeira edificação militar portuguesa construida no Brasil também está aqui na Praia do Forte, a 3 km da vila. A vista da praia é muito linda! Vê-se que a foto é antiga... estou novinha aí... rs
Aqui também está o Instituto Baleia Jubarte, criado no ano 2000 pra monitorar e fazer a conservação das baleias em águas brasileiras. 

A vila é uma fofura, com vários restaurantes, boutiques, e nada de carros nessa área. Pousadas e hotéis estão por toda parte. Vários condomínios fechados oferecem casas para alugar a bons preços fora de temporada.
Vem!