Atenas, Grécia.

Depois de viajarmos pela Península Ibérica por 15 dias e dois dias descansando em Barcelona, era hora de conhecermos a Grécia. Gilmar e eu pegamos um vôo da Alitalia, com conecção em Roma, em direção a Atenas. Ao chegarmos no aeroporto, pegamos um ônibus até a praça Sintagma, principal praça da cidade, e de lá, um taxi até nosso hotel. A primeira impressão da cidade tida como o berço do pensamento político e filosófico da civilização ocidental foi a melhor possível.
Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo. Sua história está mais viva do que nunca, com monumentos e obras de arte espalhados pela cidade. A Acrópole, com o Parthenon no topo, foi um templo dedicado a deusa grega Atena, construído no século V antes de Cristo. É visto como um dos principais monumentos culturais da história da humanidade. É o símbolo da Democracia.





Outros templos faziam parte da Acrópole. Este é o Erecteion, com seu balcão das Cariátides, com esculturas de mulheres no lugar de colunas. Essas são cópias das originais, que estão no Museu da Acrópole. 

A linda cidade de Atenas e o Templo de Zeus ao fundo. Uma vista magnífica da Acrópole.
 O Teatro Grego.

 A Ágora Antiga vista da Acrópole.

A porta de entrada da Acróploe, o Propileu.

 Lá em cima, à direita, com quatro colunas, está o Templo de Atena Nike, símbolo da vitória.
O teatro de Dionísio, Deus do Vinho. Nas grandes festas anuais em sua honra é que os cantos, rituais, danças e sacrifícios resultaram em representações teatrais. Por isso é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia.



Depois de visitarmos a Acrópole, seguimos para o Museu, situado a sudoeste da colina, num nível inferior ao Parthenon.


Atenas é um grande parque arqueológico. Em vários lugares da cidade nos deparamos com sítios assim. Este está na entrada do Museu da Acrópole.

 Como era a Acrópole na Grécia antiga.
Essas são as estátuas originais das mulheres do templo de Erecteion, as Cariátides, como eu havia citado acima.
 As originais, guardadas no museu da Acrópole, protegidas do tempo.










Próximo post, mais de Atenas.